quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Engenharia e Arquitetura da Torre do Banco da China

A forma assimétrica da Torre é geometria pura. A forma incremental da Torre tem sido comparada a um bambu, que impele seus troncos cada vez mais alto com cada novo ramo que cresce. Esta metáfora orgânica é maravilhosamente adequada, pois além do bambu ser forte, também é um tubo flexível. A força dessa construção é encontrada em suas paredes exteriores. O prédio não possui colunas internas. O que o suporta é uma engenhosa mega-estrutura de aço e concreto, composta de dois sistemas estruturais - um que suporta o peso, o outro resistente aos ventos - uma mega-estrutura que concede economias tanto no tempo da construção como de materiais.


A base quadrada da Torre é composta de oito estruturas de armações de aço alinhadas verticalmente, quatro que servem como suportes diagonais. Todo o peso interior e exterior é coletado e transferido para quatro colunas maciças reforçadas com colunas de concreto. Uma quinta coluna prolonga-se do meio da Torre, até alcançar o vigésimo quinto andar, de onde seu peso é transmitido para a extremidade de uma armação piramidal, que por sua vez conduz o peso diagonalmente para as extremidades da construção. Canalizando as forças gravitacionais para os lados dessa maneira, a resistência da construção contra ventos de alta velocidade é aumentada, enquanto seu interior, desobstruído de suportes, oferece uma imensa extensão de espaço aberto.


No térreo, a construção foi colocada na rua para criar um ambiente de boas-vindas para os pedestres. É envolvida por amplos passeios, e por alas triangulares de água com suas calmas fontes e graduadas cascatas. Tudo isso abafa a incessante atividade do tráfego do distrito. A entrada para a construção é através de um ousado portal em arco que conduz para um corredor de mármore abobadado. Daqui, os elevadores (45 deles dispostos em fileiras de acordo com o andar desejado) e as escadas rolantes conduzem os visitantes aos seus destinos. O saguão do banco, com seu piso de mármore polido, possui medidas maravilhosas: 51 metros de extensão e mais de 9 metros de altura sem suportes interiores. Para aumentar o sentimento de grandeza, o teto dissolve-se em um atrium que alcança o primeiro (a aresta norte) teto inclinado, que filtra a luz natural para o saguão. Neste atrium estão dois jardins.

Visto do lado de fora, os três andares inferiores da Torre são compostos de uma monumental base de granito, uma solidez que é enfatizada por quatro colunas que vão ousadamente até o chão. No terceiro andar o granito é chanfrado para suportar uma parede articulada, não estrutural, com painéis de mármore branco. Logo acima, uma transição é feita para as grelhas de alumínio quadradas do único sistema de resfriamento da Torre. Os vidros refletem o calor e parecem azuis sob dias ensolarados e cinzas quando os dias estão nublados. Cada andar possui 3 facetas, um diamante que espelha a cidade, as montanhas e os céus. No topo da Torre está uma cobertura feita inteiramente de vidro, criando um aposento de 782 metros quadrados que parece estar tanto do lado de dentro como do lado de fora. Dali, a visão é espetacular.

Estrutura interior da torre

Lobby da Torre

FONTE: Hong Kong Architektur
http://www.fengshui.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=40&Itemid=1
http://www.pcfandp.com/a/p/8220/s.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário